top of page

Picos de Europa

Sempre em busca da estrada perfeita

De 25 a 28 de Abril a Squadra Nord realizou a sua primeira grande Road Trip e o local elegido para essa aventura foram os Picos de Europa.

Um lugar de emblemáticas paisagens e com estradas se sensações únicas, que nos conduzem a imagens de extrema beleza.

Aqui fica alguns registos captados pelas objetivas dos nossos aventureiros.

PHOTO-2024-05-02-21-26-41.jpg

A aventura

Foram 4 dias de muitas emoções, de convívio, amizade e de partilha. 

No 1º dia saímos de Lousada em direção a Riaño, com a primeira paragem na fronteira em Vila Verde de Raia, para algumas fotos. Durante a viagem forem realizadas algumas paragens técnicas, para abastecimento, café ou só mesmo, para esticar as pernas.

Seguimos até Leon onde o percurso foi feito por auto estrada e auto vias, a partir daqui foi sempre em estradas nacionais.

Os primeiros deslumbres desta viagem começaram logo ao chegar a barragem de Riaño. As vistas ali já demonstravam muito bem o que ia ser o resto do percurso. Já em Riaño, paramos para restabelecer energias num formato piquenique, fazer uma pequena caminhada até ao baloiço e o deslumbre sobre a albufeira da Riaño e a vista para o pico Gilbo é surpreendente.  

Seguimos em direção a Cangas de Onís onde fomos presenteados pelas maravilhas da natureza, um estrada serpenteada entre os desfiladeiros, á margem do rio Seda, proporcionou imagens indescritíveis e uma experiencia de condução, apesar da chuva que caía, brutal.

Chegados a Cangas de Onís, foi o momento de fazer o check in no hotel Santa Cruz, que foi uma agradável surpresa, para pernoita da 1º noite desta road trip pelos Picos de Europa. 

 Em seguida, caminhamos até ao restaurante La Madreñeria, bem no centro desta vila. 

Apesar de todas as recomendações, deste restaurante, não ficamos com a mesma impressão.  

2º Dia

No segundo dia depois de um pequeno almoço numa das pastelarias locais, fizemos um pequeno reconhecimento á vila de Cangas de Onis. 

Visitamos a ponte romana e aproveitamos para comprar alguns "recuerdos".

Tomamos rumo aos Lagos de Covadonga, com paragem no santuário escavado nas rochas e na magnânima basilica da Nossa Senhora de Covadonga. 

Chegados aos lagos por mais uma estrada fabulosa, mas com muita chuva durante o percurso.

Hora de fazer uma pequena caminha até ao mirador de Entre os lagos. Custou um pouco, mas valeu a pena o esforço da vista sobre os lagos Enol e Ercina.  

Terminada a visita aos lagos e já em direção a Las Arenas, fizemos uma paragem para almoço, para restabelecer as energias gastas na caminhada aos lagos e continuamos a nossa viagem.

Chegados a Las Arenas, já bem pelo final de tarde e feito o check in no hotel escolhido, para as duas noites seguintes, deambulamos pelas ruas desta vila em busca de um lugar, para experimentar as iguarias locais.

Sem reserva, foi uma tarefa árdua, encontrar lugar para os 16.

Sim, 8 carros e 16 pessoas são alguns dos números desta road trip. 
 

3º Dia

No 3º dia, fomos para Poncebos junto a entrada da emblemática Ruta del Cares, 24 kms de ida e volta de um percurso linear junto ao rio Cares até á aldeia de Cain, mas faltou a coragem de a enfrentar e optamos por mudar a direção e ir no Funicular para a castiça aldeia de Bulnes.

Já em Bulnes, subimos ao mirador de Bulnes com vistas para o Naranjo. Uma caminhada curta, mas bem a pique. 

Almoçamos por Bulnes e trocamos algumas impressões com os locais, enquanto tomamos café e o verdadeiro "chopito", que não poderia faltar, para aquecer os corpos, neste dia frio e chuvoso, bem no interior da montanha. 

Regressamos no funicular, a alegria reinava e onde nem sequer faltou o hino nacional, patriotas como somos.

A boa disposição e camaradagem era bem visível nestes momentos e nos rostos de cada um, mesmo já se notando algum desgaste e cansaço.

Retomamos ao hotel onde permanecemos o resto da tarde até á hora de jantar.

Escolhido o local para a divina refeição onde nos deliciamos com as típicas tapas. 

Antes de darmos o dia por completo, ainda conseguimos capturar algumas fotos do pôr do sol sobre o Naranjo de Bulnes, no Mirador del Pozo. Imagens fantásticas,

4º Dia

Ultimo e quarto dia desta viagem, visitamos a aldeia mais alta dos picos de Europa a apaixonante Sotres, nesta típica aldeia de montanha, carimbamos a nossa passagem no café da localidade e vimos a felicidade estampada nos rostos das crianças locais com a presença dos nossos bólides, indiscretos nas suas pacatas ruas.

Fomos presenteados por uma inesperada e fantástica estrada em direção a Tresviso. 

No regresso a Portugal, passamos por Potes, visitamos Fuente Dé, mas devido as condições climatéricas, acabamos, por não subir no teleférico.  

A nevoa cobria por completo, a expectativa desta montanha e qualquer imagem pretendida.

Até Riano, pela N-621, as surpresas foram sempre mais do que imensas, desde as estradas serpenteadas, quase sem transito  e que conseguimos tirar alguma emoção e prazer de condução, ás paisagens pintadas de branco, da neve que cobria os pontos mais altos.    

Depois de Riaño continuamos o nosso regresso a Portugal. Após 1300 kms percorridos, parte do grupo acabou por jantar em Vila Real e até pernoitar, enquanto que outros se dirigiam a casa, a procuro do merecido descanso, até porque as responsabilidades, começavam bem cedo no outro dia de manha. 

Chegados a casa, fica por dizer, que este esforço, valeu por cada momento vivido, por cada percalço, porque também existiram e que mais uma vez o que conta na vida não é a viagem, mas sim o caminho.

Bem haja a todos os nossos aventureiros e aos seus guerreiros.

Parceiros desta aventura

transferir (3).png
bottom of page